segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

AMRAD - CS5CEP/Portable - RDPi


Grupo de decanos do radioamadorismo tecnológico e científico, reuniu-se em torno de um vasto parque de antenas, para celebrar uma jornada de testes e rádio desporto.
Houve tempo e lugar para tudo e para tanto, se mais houvesse, celebraram assim as Ondas-Curtas, integrando diferentes dispositivos emissores do serviço dos postos de amador, empregando múltiplas antenas dedicadas para a Radiodifusão, dirigidas para diferentes azimutes, e os resultados foram francamente animadores e motivadores, enfim um dia a repetir.

Imagem de CT1FFU a operar a estação CS5CEP/Portable na faixa dos 14 MHz no serviço A1A ou CW.


Interessantes imagens dos vários aspectos técnicos das antenas experimentadas durante esta interessante jornada. Um verdadeiro Field Day.













Na imagem em baixo, o grupo composto por: CT1QP, CT1WO, CT1WV, CT1XI, CT2ZO, CT1CEH, CT1EHL, CT1FFU, CT1FZC, CT2JKJ, CT2JTU, CR7AFN, CS7ABR entre outros colegas e amigos amadores de rádio que nos acompanharam neste dia de estudo, de convívio e de muita diversão, um dia centrado na Cultura das Ciências Radioeléctricas, um dia vivido activamente e com multidisciplinaridade.



Um dia para recordar, mas também, de tristeza, um dia para Memória Futura, mais um património que iremos perder.

Este espaço é da RDP fica em S. Gabriel, entre Porto Alto e Pegões, e é onde era retransmitido o sinal para tudo o Mundo de broadcasting (radiodifusão), havia neste espaço dezenas de antenas principalmente de HF.
Principalmente há quatro antena em cortina que se pode ver nas fotos em cima, a sua direcção era para a Europa, África e India, Brasil e USA.
As torres tem 40 metros de altura, e o emissor tem 300kwts de potencia apesar de ele só emitir com 200Kwts, coisa pouca.

O objectivo desta visita foi um radio-amador poder transmitir numa antena desta e visitar as instalações.

Só por curiosidade eles tem lá um acoplador de antenas que tem vinte metros de altura e uma bobine de uma antena tuner com dois metros de altura.

Com isto tudo deu para fazer 200 contactos pelo mundo inteiro só com uma antena cortina direccionada para a Europa, em SSB e CW, e com 1,5kwts.

Uma visita para recordar.
Depois de ter já estado lá quando era pequeno e até ter estado lá em colónia de ferias para os filhos dos empregados da RDP (a antiga Emissora Nacional Portuguesa)
Ver tudo abandonado, e pronto a ser vendido, tudo ao Kg.




Sem comentários: